25 janeiro, 2011

Ainda sobre animação....

Como no post anterior eu só consegui fazer um panorama das animações americanas, gostaria de destacar alguns nomes contemporêneos que vêm se destacando pelo mundo no terreno das animações.

Na França, Sylvain Chomet, que depois que seu As Bicicletas de Belleville teve enorme repercussão há sete anos, volta agora ao circuito com O Mágico, animação feita a partir de um roteiro original de Jacques Tati, que já se encontra em cartaz no Brasil.

No Japão, o Studio Ghibli, que desde de 1985 vêm dando ao mundo animações fastásticas, sem se render a computação gráfica. Foi fundado por Isao Takahata e Hayao Miyazaki, sendo o último seu principal nome e principal responsável pelo sucesso das animações japonesas nos festival internacionais de cinema. É autor de filmes como Meu Vizinho Totoro (1988), o mega-sucesso A Viagem de Chihiro (2001) e o mais recente Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar (2009).

No terreno do stop-motion, um nome que se destaca muito é o de Nick Park, que em conjunto com Peter Lord, Steve Box e David Sproxton, fundou a produtora Aardman Animation, especializada na técnica, e foi responsável pelo desenvolvimentos dos longas A Fuga das Galinhas (2000) e Wallace e Grommit - A Batalha dos Vegetais (2005), além de uma série de curtas-metragens com os mesmos personagens, que contaram com o apoio da DreamWorks para sua distribuição. O último filme da parceria foi Por Água Abaixo (2006), que, estranhamente não foi feito usando as técnicas de stop-motion, mas sim CGI. Outro nome importante da animação em stop-motion é Henry Selick, que dirigiu os excelentes O Estranho Mundo de Jack (1993) e Coraline e o Mundo Secreto (2009). Recentemente, o australiano Adam Elliot se destacou nesse terreno com o lançamento de seu primeiro longa Mary e Max - Uma Amizade Diferente (2009).

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home